Tuesday 28 February 2012

CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ PARADA POR SOBREAQUECIMENTO


24.10.2011


Helena Geraldes

A central nuclear de Almaraz II, em Cáceres, a 100 quilómetros de Portugal, parou ontem a produção por causa das altas temperaturas detectadas numa das bombas de refrigeração.

De acordo com o Conselho de Segurança Nuclear espanhol (CSN), a paragem não programada do reactor justifica-se com “a presença de altas temperaturas numa das bombas principais de refrigeração do reactor”.

“Como medida preventiva, e antes de alcançar um valor que obrigue a uma paragem automática do reactor, os responsáveis decidiram parar a central” e desligá-la da rede, acrescenta o CSN em comunicado. Este organismo garante que “os sistemas de segurança actuaram correctamente”.

A paragem da central “não representa riscos nem para as pessoas nem para o ambiente e está classificada como o nível 0 na Escala Internacional de Ocorrências Nucleares (INES)”, conclui o CSN. A INES é uma escala com sete níveis definida pela Agência Internacional de Energia Atómica e pela OCDE, utilizada para divulgar à sociedade a gravidade de um evento nuclear. O acidente da central nuclear de Fukushima (Japão), em Março, foi classificado como nível 7 nesta escala, assim como a catástrofe de Tchernobil (Ucrânia), em Abril de 1986.

Em Espanha existem seis centrais nucleares em funcionamento, num total de oito reactores (as centrais de Almaraz e Ascó têm dois reactores cada), segundo o Conselho de Segurança Nuclear. As restantes são Santa Maria de Garoña, Trillo, Cofrentes e Vandellós II. Uma central, José Cabrera, já foi definitivamente encerrada. Estas centrais produzem cerca de 20% da electricidade consumida no país.

Monday 27 February 2012

RENATO: AVALIAÇÃO PSIQUIÁTRICA REJEITA PROBLEMAS MENTAIS


Homicídio de Carlos Castro

Renato Seabra: Avaliação psiquiátrica rejeita problemas mentais

Supremo Tribunal de Manhattan revela a data do início do julgamento no próximo dia 9 de Março          


Uma avaliação psiquiátrica de Renato Seabra entregue pela procuradoria de Nova Iorque rejeita que problemas mentais do jovem português estejam na origem do homicídio de Carlos Castro, em Janeiro de 2011.

Contrariando a tese da defesa do jovem acusado de homicídio em segundo grau, o relatório, de 22 páginas, determina que Seabra "tinha a capacidade mental para perceber a natureza e consequências dos seus atos e de saber que os seus atos eram errados".

Mas o advogado de defesa, David Touger, que recebeu o relatório em tribunal das mãos da procuradora encarregada do caso, Maxine Rosenthal, dispõe de outra avaliação que sustenta que o jovem deve ser considerado "não culpado por razões de doença ou distúrbio mental" e mostra-se confiante que esta tese vai prevalecer perante um júri, quando o julgamento arrancar.

ANGELA MERKEL E O "BANHO DE CERVEJA"


Chanceler alemã

Angela Merkel toma 'banho' de cerveja (COM VÍDEO)

Durante um evento político que teve lugar na cidade de Demmin, na semana passada, um empregado de mesa entornou cinco copos de cerveja em cima da chefe de Estado alemã.

Angela Merkel estava precisamente a sentar-se numa das mesas do encontro político quando um empregado deixou cair o tabuleiro com cinco copos de cerveja em cima da chanceler alemã.

Apesar de inicialmente ter manifestado algum desagrado face ao sucedido, a chefe de Estado reagiu tranquilamente ao incidente e prosseguiu com o evento, oferecendo um brinde aos presentes.

O empregado de mesa, um jovem chamado Martin, disse posteriormente ao jornal ‘Bild’ ter ficado muito envergonhado com o que aconteceu. “Uma colega minha estava encarregue de servir a mesa de Angela Merkel, mas pediu-me para a substituir, uma vez que estava muito nervosa”, revelou.

Martin confessou que, perante o sucedido, não conseguiu conter-se e deixou escapar um palavrão. "Fui empurrado pelas costas e tentei segurar os copos, mas foi tarde demais. Gritei 'm***' muito alto", revelou ainda o protagonista do caricato incidente.



IR AO PORTO E NÃO SABOREAR UMA FRANCESINHA...

"Ir ao Porto e não saborear uma francesinha equivale a visitar Roma e não ver o papa", diz especialista


Por Agência Lusa, publicado em 26 Fev 2012 - 19:26 

O especialista brasileiro em gastronomia e vinhos Dias Lopes, jurado no Essência do Vinho, considera, numa crónica assinada no O Estado de S. Paulo, que "ir ao Porto e não saborear uma francesinha equivale a visitar Roma e não ver o papa".