Monday 10 June 2013

GOLFINHOS NO ESTUÁRIO DO TEJO


 
           Um maior número de golfinhos foi observado próximo da Trafaria

Ambiente: Melhoria da qualidade da água do rio explica visitas Golfinhos nadam no estuário do Tejo Há mais avistamentos desde que os esgotos de Lisboa foram desviados para a ETAR. Dezena e meia de golfinhos foram avistados sábado no estuário do Tejo, depois de há um mês um grupo com uma dimensão idêntica ter sido observado ao largo de Carcavelos, em Cascais.
 
O reforço da qualidade da água no estuário do Tejo é apontada como uma das causas para a visita, cada vez mais frequente, do roaz-corvineiro, também conhecido por golfinho-de-nariz--de-garrafa. Os animais surgem atraídos pelo peixe, tendo cada um deles necessidade de comer 15 quilos diariamente.
 
A maior frequência dos golfinhos perto de Lisboa surge depois de terem sido desviados os esgotos da frente ribeirinha para a estação de tratamento de águas residuais de Alcântara, em janeiro de 2011 .
 
A visita dos golfinhos ocorreu, curiosamente, no Dia Mundial dos Oceanos. Para Carla Graça, presidente do núcleo de Setúbal da Quercus, "outra novidade no estuário é o reaparecimento de ostras, que tinham desaparecido nos anos 60". "É ainda pequena e sem aproveitamento comercial, mas o seu regresso resulta do facto de a água ter ganho maior qualidade", afirma.