Monday 24 January 2011

QUEIXAS CONTRA "DEPOIS DA VIDA"

Queixas contra "Depois da Vida" com Castro levam ERC a notificar TVI

Programa foi emitido pela TVI na sexta-feira, depois da meia-noite, e foi visto por 634 mil pessoas

Para a família, Renato era heterossexual, mas amigos de Carlos Castro garantem que havia uma relação entre os dois
(Pauliana Valente Pimentel/Kameraphoto)
O episódio foi adiado, mas acabou mesmo por ir para o ar. Na sexta-feira passada, depois da meia-noite, a TVI transmitiu o episódio de "Depois da Vida" onde Carlos Castro aparece a falar com a mãe, já falecida. Contactada pelo i, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disse já ter enviado uma notificação à estação de Queluz a avisá-la da abertura de um processo na sequência das queixas recebidas contra a transmissão do programa. A ERC recebeu quatro queixas que, de acordo, com o presidente, Azeredo Lopes, "não foram indeferidas". A bola está agora do lado do canal, que tem dez dias úteis para se pronunciar, seguindo depois para avaliação do departamento jurídico da ERC.

Em declarações ao i, Azeredo Lopes recusou-se a comentar a avaliação final do Conselho Regulador e garante que não viu o programa. O presidente da ERC não adiantou de quem partiram as queixas, frisando apenas que o conteúdo de todas ela é "basicamente igual", "evocando a violação das normas ligadas às transmissões televisivas" e criticando o timing escolhido. O conselho deverá emitir uma deliberação no prazo de um mês.

O episódio de "Depois da Vida" com Carlos Castro, apresentado por Iva Domingues, foi visto por 634 mil pessoas. Durante a emissão, a médium Anne Germain "falava" com o espírito da mãe do cronista e também com o espírito da transformista Ruth Bryden.

O episódio foi gravado em Outubro e, inicialmente, a transmissão estava prevista para 14 de Janeiro, data que marcava a estreia da terceira temporadado programa. O i avançou, nessa data, que um contacto entre a ERC e o canal esteve na base do adiamento do episódio. Porém, a TVI justificou a alteração da data com a proximidade das cerimónias fúnebres do cronista.

por Cláudia Garcia , Publicado em 24 de Janeiro de 2011

http://www.ionline.pt/conteudo/100129-queixas-contra-depois-da-vida-com-castro-levam-erc-notificar-tvi

No comments: