Sunday 27 November 2011

RICARDO TRÊPA: ACTOR E EMPRESÁRIO


Actor Ricardo Trêpa

"Prefiro investir em depósitos a prazo”

Alexandra Brito


27/11/11 08:27

"Tenho amigos ligados à banca (e bons) que me dão sempre conselhos sobre a melhor forma de aplicar o meu dinheiro."

Ricardo Trêpa considera-se poupado e procura aconselhamento financeiro junto de amigos que trabalham na banca.

É actor, apresentador mas também um empresário. Ricardo Trêpa é um dos sócios do restaurante D'Oliva e considera que o restaurante é o melhor investimento que já alguma vez fez. Em entrevista, feita por ‘email', Ricardo Trêpa conta como gere o seu dinheiro, como escolhe os seus investimentos e o que faria se ganhasse o Euromilhões. Se ganhasse o prémio da sorte um dado é certo: não deixaria de trabalhar, pois considera o trabalho uma peça fundamental para manter o equilíbrio mental.

Na sua opinião, o que é que o dinheiro não compra?

A educação.

Lembra-se do seu primeiro ordenado? O que fez com ele?

Lembro-me perfeitamente. Com o meu primeiro ordenado comprei uma mota de motocross, pois era a minha grande paixão na adolescência e alguns meses depois fiz um bom negócio ao vendê-la mais cara. Era esse o objectivo.

No campo da gestão do dinheiro considera-se uma pessoa poupada ou nem por isso?

Hoje em dia sim, sou uma pessoa poupada.

Se ganhasse o Euromilhões, o que faria?

Criava várias instituições para ajudar pessoas em dificuldades, nomeadamente, a pobreza, pessoas que sofrem de maus tratos, doenças, entre outros. Dava também um quinhão a cada um dos meus familiares mais próximos, investia e, depois, ia fazer uma grande viagem pelos muitos picos de surf que existem por esse mundo fora!

Para si qual é o montante suficiente de dinheiro para deixar de trabalhar?

Nenhum, pois acho que o trabalho faz parte do nosso equilíbrio mental.

Qual foi o melhor investimento que fez?

Até hoje, foi, sem dúvida, no restaurante o D'Oliva, em Lisboa,do qual sou sócio.

Em que tipo de produtos financeiros aplica as suas poupanças? É conservador ou gosta de produtos mais arriscados?

Depende da altura que vivemos... Obrigações, depósitos a prazo... Neste momento prefiro os depósito a prazo.

Como escolhe os seus investimentos: É autodidacta? Ou recebe conselhos de familiares, amigos ou do gestor de conta?

Não sou autodidacta, tenho amigos ligados à banca (e bons!) que me dão sempre conselhos sobre a melhor forma de aplicar o meu dinheiro.

Qual foi o conselho mais precioso que já recebeu sobre dinheiro?

Poupa investindo.

O que tem sempre na carteira?

O cartão multibanco.

No comments: