Monday 19 March 2012

JEREMY IRONS ESTUDA SALAZAR


Por:Sofia Canelas de Castro 

Actor britânico protagoniza produção com parceria nacional

Jeremy Irons estuda Salazar

Jeremy Irons não “sabia nada sobre a ditadura de Salazar”, mas a sua personagem no filme ‘Comboio Nocturno para Lisboa’, que desde ontem se encontra a rodar na capital, assim o obriga. “Estou a aprender agora sobre Salazar e vou submergir na História”, confirmou o actor britânico na apresentação do novo filme de Bille August, de que é o protagonista.

‘Comboio Nocturno para Lisboa’ segue o percurso de Raimund (Jeremy Irons), “um professor suíço que tem a sua rotina de trabalho que adora mas, um dia, algo acontece que o desvia do seu ritmo e o leva num comboio para Lisboa. Aí, nessa cidade solarenga, vai envolver-se num período violento do seu passado histórico através de um livro que o toca”, explicou o actor.

A rodagem começou há uma semana na Suíça mas vai decorrer sobretudo na capital e volta a juntar, em solo nacional, o realizador e o actor de 63 anos que já em 1993 filmaram (e no Alentejo) ‘A Casa dos Espíritos’. “Ainda esta manhã, o Bille estava a mostrar-me uma rua na qual vamos fazer uma cena e dizia que era o mesmo local onde tínhamos filmado ‘A Casa dos Espíritos’ e eu não me lembrava de nada”, admitiu Irons. No entanto, garantiu que mal aterrou no aeroporto de Lisboa vieram-lhe à memória “os momentos felizes de filmagens em Portugal”.

Daqui a duas semanas, promete fazer uma reavaliação do país que, diz, sabe “que mudou muito.” Já o realizador salienta o carácter “profundo” da história e o “desafio de captar o lado misterioso de Lisboa”.
A nova produção, com orçamento de 7,7 milhões de euros, conta também outra vez com Paulo Trancoso, que chamou a Cinemate (de Ana Costa) para a parceria portuguesa. Co-produzido pela Suíça (C-Films), Alemanha (Studio Hamburg) e Portugal (Cinemate), o filme inspirado na obra homónima de Pascal Mercier conta “mexer na economia nacional” – através dos “quase quatro milhões de euros que cá serão dispendidos” -, além de levar o “nome de Lisboa e de Portugal para fora”, como salientou a co-produtora Ana Costa.

No elenco estão nomes como Mélanie Laurent (‘Inglorious Basterds’), Charlotte Rampling e Lena Olin, enquanto Nicolau Breyner, Beatriz Batarda e Joaquim Leitão fazem as honras da casa. Para Breyner, o dono de um hotel onde a personagem principal fica hospedada, este trabalho é não só “uma honra como garantia de qualidade”. As filmagens decorrem durante cerca de oito semanas.

DETALHES

Regresso a Portugal

Em 1993, Jeremy Irons filmou também com Bille August em Lisboa e no Alentejo ‘A Casa dos Espíritos’, onde contracena com Meryl Streep, Glenn Close ou Wynona Rider. Paulo Trancoso também esteve envolvido na produção.

Estreia em 2013

O orçamento do filme ronda oito milhões de euros e 1,2 milhões de euros compõem a parceria portuguesa, que conta com apoios do Instituto do Cinema e Audiovisual, do Turismo de Lisboa e de Portugal, da Câmara de Lisboa e do Hotel Pestana Palace. O filme estreia em 2013.

Livro helvético

O livro homónimo de Pascal Mercier está traduzido em 15 idiomas e já foi vendido para mais de 30 países. Em Portugal foi publicado pela D. Quixote.

Dificuldades portuguesas

Ana Costa frisou que, com o FICA (Fundo para o Investimento no Cinema e Audiovisual) paralisado, os apoios dos parceiros nacionais e, em especial, do fundo europeu Eurimages, foram essenciais no projecto.

No comments: