Thursday, 1 January 2015

GNR HERÓI

29.12.2014 11:04
 
GNR herói salva três pessoas da morte
 
Reanimou duas vítimas em paragem cardiorrespiratória e salvou mulher de ser colhida.

 Por João Tavares
 
Por altura do Natal, o militar Ricardo Rosa, 37 anos, salvou em 2010 uma mulher da morte. Encontrou a vítima, de 62, em paragem cardiorrespiratória e conseguiu reanimá-la. E desde então já salvou outras duas pessoas – a última das quais no passado dia 7. O militar, destacado no posto da GNR de Salvaterra de Magos, evitou que uma condutora fosse atropelada.
 
No salvamento, Ricardo Rosa fraturou o braço esquerdo – mas não duvida de que se fosse hoje "voltava a fazer o mesmo. Foi tudo muito rápido. Eu e um colega parámos para ajudar a senhora a mudar o pneu do carro. Ela ficou de costas para o trânsito e depois só vi um carro em alta velocidade que ia passar mesmo rente ao carro da senhora", conta ao CM Ricardo Rosa. "Eu ainda gritei, mas ela em vez de fugir olhou para trás. Nessa altura já só tive tempo de agarrar nela, puxá-la e depois caímos no chão", diz.
 
Após o ato heroico de 2010, o militar também salvou um homem, de 57 anos, de uma paragem cardiorrespiratória. Agora foi a vez desta condutora. "Ela na altura começou a chorar, agradeceu-me muito. Mas foi tudo rápido, não há quase tempo para pensar." Se este foi um ato de instinto, para os dois primeiros salvamentos muito contribuiu a formação que teve nos bombeiros. "Adquiri vários conhecimentos enquanto bombeiro que agora me ajudaram a fazer o suporte básico de vida às vítimas. Consegui salvá-las, e isso é o que interessa."
 
 
 

No comments: