Tuesday 11 January 2011

PSICÓLOGO FALA SOBRE O COMPORTAMENTO SEXUAL DE RENATO

O assassinato de Carlos Castro

"Ter comportamento sexual oposto à orientação é violento"

Sempre que de uma relação homossexual resulta um acto de violência, citam-se logo estudos atestando que os casais homossexuais têm comportamentos mais violentos do que os heterossexuais. Se a violência atinge uma escalada tal que culmina em homicídio, especula-se imediatamente sobre a possibilidade de quem matou poder ter estado sob efeito de psicotrópicos ou outras substâncias capazes de alterar o sistema nervoso. Na falta de factos concretos, estes dois exemplos têm sido aventados como hipóteses possíveis para explicar a violência que o manequim de 21 anos Renato Seabra terá infligido ao colunista Carlos Castro, daí resultando a sua morte e mutilação.

Em abstracto e em termos académicos, o psicólogo forense Carlos Poiares, questionado pelo JN sobre as causas possíveis para um distúrbio, acrescenta variáveis que poderão ser determinantes para compreender um crime com estas características. "Um indivíduo pode aceitar ter um comportamento sexual contrário à sua orientação, mas isso é muito violento e origina um acumular de tensão perigosa, que pode rebentar a qualquer momento", explica. "É como estar enjaulado, desconforto que ninguém gosta de sentir. Sobretudo se for com alguém que afectivamente nada lhe diz." O manequim, recorde-se, terá confessado na noite do crime que não era homossexual e que a relação estabelecida com o colunista visava apenas cumprir uma ambição profissional.

Daí que Carlos Poiares sublinhe a importância de conhecer a natureza da relação, sobretudo para entender em que residia "o epicentro do poder e por quem era exercido". Neste caso, o poder não se mede, por exemplo, pela força física, mas "pela capacidade de fazer com que o outro acedesse a meios que sozinho não conseguiria". É importante perceber "se era uma relação mercantilista ou afectiva". O psicólogo alerta para a necessidade de reflectir sobre "a civilização big brother, em que os jovens acreditam que compensa contrariarem--se para atingir certos fins."

Estatísticas

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.

http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1754013&dossier=O%20assassinato%20de%20Carlos%20Castro

No comments: