Foram divulgadas imagens de Michael Phelps numa campanha da Louis Vuitton, a 13 de Agosto
O atleta Michael Phelps pode perder as medalhas alcançadas nos Jogos Olímpicos de Londres, depois de terem sido divulgadas imagens do nadador na campanha Louis Vuitton no Twitter, a 13 de Agosto. Este risco foi noticiado pelo ‘Daily Mail’ na sexta-feira.
Quatro medalhas de ouro e duas de prata: ao todo são seis medalhas que Michael Phelps poderá perder, tendo em conta a Lei 40 do regulamento introduzido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) no início do ano. A norma pressupõe que nenhum atleta pode participar em campanhas de marketing que não estejam relacionadas com os Jogos Olímpicos, entre 18 de Julho e 15 de Agosto.
A lei oficial do COI diz: “Um atleta ou uma equipa podem perder o benefício de qualquer classificação obtida nos Jogos Olímpicos, sendo desqualificados ou excluídos; nesse caso, as medalhas e diplomas ganhos devem ser devolvidos ao COI”.
Depois de as duas fotografias - tiradas pela famosa fotógrafa Annie Leibovitz - terem sido publicadas, a Louis Vuitton disse que não eram oficiais e que tinham sido roubadas das instalações da empresa.
Duas fotografias do atleta foram divulgadas em vários sites a 13 de Agosto: uma mostra Michael Phelps numa banheira, com uma mala da Louis Vuitton no chão; na outra, o atleta está sentado num sofá a rir-se com a ex-ginasta soviética, Larissa Latynia, aparecendo novamente uma mala da marca francesa.