Monday, 6 August 2012

ARGELINO ABANDONA JOGOS OLÍMPICOS



Makhloufi abandona prova dos 800 metros

Argelino afastado por falta de esforço


Os Jogos Olímpicos são para levar a sério e quem não o fizer, está fora. Foi o que aconteceu ao argelino Taoufik Makhloufi, um dos grandes candidatos ao ouro nos 1.500 metros, afastado de todas das competições por ter desistido de forma propositada da prova dos 800 metros.

O atleta é um especialista na prova dos 1.500 metros, mas estava também inscrito nos 800 metros. Ontem, depois da qualificação para a final da prova mais longa, a delegação argelina tentou cancelar a sua inscrição na prova de menor distância. Mas já não foi a tempo e Makhloufi foi obrigado a participar na eliminatória.

Esta manhã, rapidamente se percebeu que o argelino não iria esforçar-se por um bom resultado. Ao tiro de partida, arrancou lentamente e, menos de 100 metros depois, já tinha desistido e caminhava para os balneários.

O Comité Olímpico Internacional estava atento e não gostou da atitude do corredor, afastando-o. Os juízes consideraram que “não se esforçou e não teve boa-fé”, decidindo “excluir o atleta de todas as provas da competição”.

A decisão só é reversível, caso a delegação argelina apresente um certificado médico, comprovando as razões do abandono.

“Estamos um pouco desapontados por terem tomado a decisão sem dar oportunidade ao atleta de se defender. É isso que nos preocupa, porque de momento sabemos que o nosso atleta está lesionado no joelho. Já o levámos ao centro médico da Aldeia Olímpica, para um médico o examinar”, defendeu o chefe da delegação argelina, Mohamed Azzoug.

Este não é primeiro caso de disciplina aplicada a atletas olímpicos. As jogadoras chinesas de badminton foram excluídas depois de terem perdido de forma intencional, para terem um melhor alinhamento nos quartos-de-final.