Diogo Infante já não é director do TNDM II
Novo director artístico será anunciado em breve
O secretário de estado da Cultura, Francisco José Viegas, comunicou esta quarta-feira a Diogo Infante que não será reconduzido como director artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), cargo para o qual foi nomeado em 2008 e que ocupava em gestão corrente desde 30 de Setembro, data em que o seu mandato terminou. Mais anunciou o secretário de Estado que o novo director artístico será anunciado brevemente.
Por:Ana Maria Ribeiro
A decisão de não reconduzir Diogo Infante foi tomada depois do até então director artístico ter anunciado em comunicado que cancelava a programação do TNDM II para 2012 por causa das "medidas de austeridade anunciadas pelo Governo" e que atingem, segundo o próprio, "um valor acumulado na ordem dos 36 por cento".
O corte, no valor de 830 mil euros - verba superior à dos restantes teatros nacionais - punha em causa a realização de ‘Lear', inspirado em William Shakespeare e protagonizado por Eunice Muñoz, e ‘A Morte de Danton', de Büchner, encenado por Jorge Silva Melo - as grandes apostas da nova temporada do D. Maria II.
Em resposta, o secretário de estado da Cultura explica que a penalização extraordinária do TNDM II se deve à "falta de cumprimento das metas estabelecidas e obrigatórias de redução dos custos operacionais". Segundo o comunicado: "O TNDM II foi o único Teatro Nacional que não cumpriu deliberadamente o corte de 15 por cento nos custos operacionais a que estava obrigado durante o ano de 2011, tendo os restantes Teatros Nacionais não só realizado esse esforço como, em alguns casos, ultrapassado a meta exigida".
A redução adicional em 2012 pretende assim compensar o "corte obrigatório não efectuado durante o ano de 2011".
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/diogo-infante-ja-nao-e-director-do-tndm-ii
No comments:
Post a Comment