Sunday, 20 February 2011

GALA SANTARENO 2010

“Cimeira” do teatro português na V Gala Santareno em Santarém – VÍDEOS E FOTOS

 “Isto parece a cimeira do teatro português, mas sem o aparato da segurança”, comentou bem-humorado o actor Rui Mendes, ao olhar para a plateia do Teatro Sá da Bandeira, onde se reuniram alguns dos mais prestigiados nomes do teatro português. Na V Gala Santareno, os actores Rui Mendes e Ana Paula foram distinguidos com os Prémios Santareno de Teatro 2010 na categoria Carreira.

O fantasma da crise e os seus efeitos na cultura, com os cortes nos apoios ao teatro, estiveram presentes em muitas das intervenções dos premiados. “Tive a felicidade de ser amigo do Bernardo Santareno, uma pessoa alegre, viva enérgica, mas também com as suas dificuldades e angústias”, contou Rui Mendes. “Bernardo Santareno, o melhor dramaturgo do século XX, nasceu em 1920 e morreu em 1980, e passou a vida a escrever e a tentar que as suas peças fossem representadas no pior tempo da vida deste país”, sublinhou o actor, considerando que “ainda é um autor maldito”.

Francisco Moita Flores considera que “é ruim cortarem na cultura, porque a cultura é a raiz mais profunda da nossa identidade. Hoje, 36 anos após o 25 de Abril, temos pela frente um caminho afunilado e não sabemos como vamos sair dele. Mas os dias em que Rui Mendes recusou receber um prémio de teatro porque não havia liberdade, os dias em que Bernardo Santareno via as suas peças serem proibidas e censuradas, esses dias não voltarão”. O presidente da Câmara acredita que “pesem embora os sacrifícios, o teatro vai florescer, com a dádiva e a generosidade das pessoas do teatro, porque todos nós precisamos desta capacidade de sonhar as utopias da igualdade e fraternidade”.


Atribuídos pela Câmara de Santarém e pelo Instituto Bernardo Santareno (IBS), os Prémios Santareno de Teatro distinguiram na categoria Interpretação, os actores Custódia Gallego, pela sua interpretação na peça “Vulcão”, e Nuno Lopes, pelas interpretações em “A Cidade” e “Num dia como os outros”.

A peça “A Cidade”, pelo Teatro da Cornucópia com encenação de Luís Miguel Cintra, foi a distinguida na categoria Espectáculo.

Os jovens actores Sara Prata, em “As muralhas de Elsinore”, e Graciano Dias, em “O Príncipe de Homburgo”, recebem o prémio Revelação, indo este ano os prémios especiais para o projeto “PANOS Palcos Novos Palavras Novas”, da Culturgest, e para o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).

O presidente do Instituto Bernardo Santareno, Vicente Batalha recebeu o prémio especial de Encenação pela peça “A Promessa”, de Bernardo Santareno.


Os Prémios Santareno de Teatro foram entregues numa gala que se realizou no domingo, 21, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e que contou com a participação de artistas como a soprano Ana Paula Russo, o pianista Nuno Lopes, a fadista Cristina Branco, os jovens bailarinos Funky Flex Crew, o grupo de dança Fresh Flava, a Grande Orquestra José Santos Rosa e o Coro dos Pequenos Cantores de S. Francisco. A gala foi apresentada pelos actores Cláudia Semedo e José Afonso Pimentel.

Segunda-feira, Novembro 22nd, 2010

Posted by Bruno Oliveira TVRibatejo


http://www.oribatejo.pt/2010/11/%E2%80%9Ccimeira%E2%80%9D-do-teatro-portugues-na-v-gala-santareno-em-santarem-fotos/

No comments: