Francesinhas: Nesta receita não falta lagosta
Irmãs inventaram francesinha de marisco
07/12/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Há menus diários para almoço por 4,20€ mas também vários pratos inéditos para encomendar e levar para casa. O Avenida Mar é um take away diferente, criado por duas irmãs do Porto que decidiram abandonar as suas profissões para fazer aquilo que mais gostam, com receitas criadas em casa e testadas por amigos. Pizas, hambúrgueres, lasanha e francesinhas feitas integralmente com marisco estão entre as inovações que surpreendem os clientes.
Ana Cardoso e Cristina Lemos, de 34 e 42 anos, respetivamente, vêm de uma família grande e à qual adicionaram muitos amigos - o que contribuiu para terem sempre a casa cheia de gente. Aos fins de semana, ficavam todos reunidos de volta dos petiscos que as irmãs cozinhavam - e foi assim, quase por acaso, que nasceu a ideia. “Só quando íamos a casa da mãe, onde era ela que cozinhava para nós, é que tínhamos folga. Mas ela nunca nos imaginou de roda dos tachos”, admite Cristina, ex-administrativa numa clínica.
Cansadas dos empregos chatos das 9h às 17h, Ana e Cristina pararam dois anos para inventar e testar receitas para criar as suas especialidades. O Avenida Mar abriu há apenas dois meses, na Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto. “Os amigos passaram a ser as cobaias das receitas”, brinca Ana Cardoso, ex-organizadora de casamentos - um trabalho que considera “ingrato, pela falta de reconhecimento face à dedicação que exige”.
Juntas, investiram cerca de 25 mil euros para se instalarem no local já equipado. Ana ficou encarregue da gestão do negócio, do marketing da empresa no Facebook e do atendimento aos clientes, não esquecendo a organização de “pequenos eventos em casa dos clientes”. E Cristina ficou como responsável principal pelo fogão.
Após uma década a trabalhar com “os clientes mais exigentes do mundo, as noivas”, Ana Cardoso aprendeu uma lição valiosa, que usa diariamente: “Não se pode enganar os clientes e brincar com a comida que se serve, porque nesse caso só se enganam uma vez e não voltam.” É por isso que a francesinha de marisco - a original, que nada tem que ver com as homónimas que “só levam um camarão em cima” - leva lagosta, mexilhão, camarão, amêijoa e miolo de camarão em abundância. E custa o mesmo que a tradicional.
No último jogo do FCP, as irmãs não tiveram “mãos a medir” com os clientes que levavam uma empada ou uma quiche de marisco para o caminho. Agora, é só crescer. E, quem sabe, abrir mais lojas pelo país fora. “Há restaurantes a fechar todos os dias, mas os que são mesmo bons estão sempre cheios”, lembra Ana.
No comments:
Post a Comment