Um deputado grego neonazi agrediu duas deputadas de esquerda durante um debate realizado, em direto, esta quinta-feira de manhã, na cadeia de televisão Ant1. Veja o vídeo. Uma fonte judicial revelou que foi dada ordem para a sua detenção devido à agressão que ocorreu durante o programa televisivo, que tinha por tema as eleições legislativas de 17 de junho. Ilias Kasidiaris, porta-voz da formação Amanhecer Dourado, que entrou no Parlamento grego com 6,9% dos votos nas últimas eleições, perdeu o controlo num ataque de nervos quando a deputada da esquerda radical, Rena Dourou, recordou-lhe que estava a ser perseguido pela justiça devido a um caso de roubo à mão armada cometido em 2007.
Nessa ocasião, o ativista neonazi atirou um copo de água a Dourou, insultando-a antes de virar-se para outra deputada, a comunista Liana Kanelli, que se levantou para protestar. Kasidiaris empurrou-a e deu-lhe duas bofetadas e um soco, sem que o apresentador do programa tivesse tempo para os separar.
De acordo com um jornalista daquela estação de televisão, dois funcionários ainda tentaram retê-lo, mas o deputado pôs-se em fuga.
O incidente violento está a gerar polémica na Grécia, já que, de acordo com as sondagens, a formação Amanhecer Dourado poderia manter-se no Parlamento com cerca de 4% de votos. Este pequeno grupo neonazi conseguiu canalizar a cólera contra a austeridade de uma parte da população grega.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2596375&page=-1
No comments:
Post a Comment