Homicídio: Modelo de Cantanhede é amanhã presente a tribunal
Renato Seabra vai voltar a abandonar a cela para se sentar amanhã em frente a um juiz do Tribunal Supremo de Nova Iorque, numa audiência preliminar em que o advogado de defesa vai apresentar uma moção de refutação de diversas provas do crime.
A confissão de Renato às autoridades deverá ser a principal prova a ser remetida para anulação. Para a invalidar, o advogado David Touger, poderá justificar que o jovem modelo não tinha na altura condições mentais para responder ao interrogatório. "Das provas que poderão ser apresentadas para refutação, a confissão é a mais provável. O advogado pode também alegar que já tinha sido nomeado na altura das declarações e invalidar a prova", explicou ao CM o ex-procurador de justiça de Nova Iorque Tony Castro.
Apesar da refutação da confissão, a sua existência tem sido divulgada pelos meios de comunicação norte-americanos. Os mesmos que o cidadão comum que vai compor o júri durante o julgamento usa para se informar.
Após a apresentação da moção, a procuradoria pode, noutra audiência, defender as provas que quer levar a julgamento. A decisão cabe ao juiz, numa terceira sessão. O processo até ao julgamento, que ocorre apenas se as partes não chegarem a acordo, conta assim com diversas audiências preliminares e pode-se prolongar por "muito tempo".
Por:Valério Boto, Nova Iorque
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/defesa-de-renato-tenta-anular-confissao
No comments:
Post a Comment