Monteiro de Barros admite atrair EDP para construção de uma central nuclear
26.06.2007
Lusa
O empresário Patrick Monteiro de Barros disse hoje que o projecto da construção da central de energia nuclear em Portugal continua a ser estudado e que ambiciona atrair operadores como a EDP.
Monteiro de Barros afirmou aos jornalistas, à margem da conferência promovida pelo jornal "Sol", que o projecto continua a ser estudado, apesar da oposição do Governo.
Patrick Monteiro de Barros apresentou em Junho de 2005 um projecto para a construção de uma central nuclear que poderia envolver um investimento de 3500 milhões de euros para uma potência instalada de 1600 megawatts (MW).
Passado esse tempo, o empresário admitiu que o valor do investimento será outro e que terá de ser actualizado em dez a 15 por cento.
Monteiro de Barros afirmou concordar com a posição do Governo, que se opõe à energia nuclear, porque foi isso que foi definido no seu programa, mas tem esperanças de que a posição do Executivo evolua favoravelmente.
"Estou optimista", afirmou o empresário aos jornalistas, defendendo que Portugal precisa de ter o nuclear no seu "mix" energético.
O empresário afirmou ainda que em Portugal o grande opositor ao projecto nuclear é o sector das energias renováveis, porque a partir do momento em que uma central nuclear começar a funcionar, os preços da energia baixam.
"Não sou contra as renováveis, nem contra o facto de serem subsidiadas, mas o pavor do sector é que assim que o nuclear aparecer, o Governo seja tentado a rever a tabela de apoios", argumentou.
No comments:
Post a Comment