Sunday, 6 March 2011

RELATÓRIO MÉDICO SERÁ FUNDAMENTAL PARA PERCEBER A PERSONALIDADE DO MANEQUIM


Relatório médico de Renato Seabra será fundamental para perceber a personalidade do manequim

Renato Seabra, acusado do homicídio de Carlos Castro, volta a tribunal hoje, sexta-feira, numa audiência pré-julgamento em que serão discutidas questões processuais.

Segundo a Lux apurou, a estratégia de David Touger é levar o caso do manequim a julgamento. O advogado de defesa de Renato Seabra iria apresentar no Supremo Tribunal de Nova Iorque uma moção com cerca de seis requerimentos, entre eles um de pedido de anulação da confissão do manequim.

David Touger quer provar ainda que o depoimento prestado por Renato Seabra a 7 de janeiro foi recolhido de forma ilegal, sem a presença do seu advogado e numa altura em que o manequim não se encontrava em condições psicológicas para o fazer.

«Estamos ainda longe do julgamento (...)Se o juiz aceitar alguns destes requerimentos, vão ser marcadas audiências para resolver estes assuntos antes do julgamento, que só deve acontecer lá para o final do ano e, depois de começar, não durará mais de um mês», explica Tony Castro, ex-procurador de justiça de Nova Iorque.

Por outro lado, Renato Seabra só poderá ir a julgamento quando os psiquiatras que o seguem decidirem que está mentalmente apto a compreender o processo e a ajudar a defesa.

Renato Seabra continua a ser sujeito a uma avaliação psiquiátrica pelos médicos do Bellevue Hospital, sinal de que ainda necessita de ajuda médica.

Em Portugal, o mesmo procedimento é moroso e muito exaustivo, para que nada escape aos olhos dos psicólogos. «(...)É preciso fazer várias entrevistas curtas ao indivíduo para não o cansar (não mais de uma hora e pouco de cada vez), que servem para o técnico conhecer a estrutura da pessoa que está à sua frente. Só assim vai poder colocar hipóteses sobre as possíveis patologias do sujeito(...). A seguir é necessário despistar se ele está a responder com verdade ou mentira (...). Só nessa altura é que o psicólogo faz um relatório para enviar ao tribunal, que decidirá se ele é inimputável ou não (...)», explica à Lux Carlos Alberto Poiares, professor de Psicologia Forense.

Em tribunal, o relatório médico será fundamental para perceber porque é que a relação entre Renato Seabra e Carlos Castro culminou numa tragédia. Por estar preso num país que não é o seu e longe da família, o manequim estará ainda mais fragilizado.

Natália Ribeiro em 2011-03-04


No comments: