Thursday, 3 February 2011

RENATO NAS MÃOS DOS MÉDICOS


Nova Iorque: Negociações entre a defesa e a acusação já estão abertas
Renato Seabra nas mãos dos médicos

O advogado de Renato Seabra está a fazer tudo para conseguir manter o jovem na ala prisional do Bellevue Hospital – adiando ao máximo a entrada do português em Rikers Island, a cadeia de alta segurança do estado de Nova Iorque, considerada um ‘inferno’.

David Touger "pode utilizar um relatório médico ou ele próprio dizer que o seu cliente não está bem e requerer [ao juiz] uma nova avaliação psiquiátrica", diz o especialista em direito criminal Paul Da Silva.

Além de que o facto de o suspeito de ter assassinado Carlos Castro ficar mais tempo sob avaliação pode ser "benéfico para a defesa" porque haverá mais elementos por parte dos médicos sob a sua condição psicológica. Os relatórios médicos, caso apontem para distúrbios psiquiátricos, são um trunfo para anular a confissão à polícia no hospital e alegar, na audiência de 4 de Março, que o crime foi cometido "num momento de insanidade".

Depois da audiência de anteontem no Supremo Tribunal, em que o jovem ficou a saber que está acusado de homicídio em 2º grau – punível entre 25 anos e prisão perpétua –, o seu advogado deverá tentar chegar a um acordo com a procuradora Maxime Rosenthal para a fixação imediata de uma pena mais reduzida. A negociação está aberta e o Ministério Público, caso saiba que o parecer clínico é favorável à defesa, também terá interesse em garantir uma condenação.

De resto, a maioria dos processos em crimes desta natureza não chega a julgamento. "Cada caso é um caso. Em todos há possibilidade de chegar a um acordo", disse Joan Vollero, assessora do MP, sem fazer comentários sobre negociações neste processo. O advogado de defesa e a procuradora mantêm-se sempre em contacto durante todo o processo.

ASSOCIAÇÃO AINDA NÃO PODE DIVULGAR CONTAS

A página Associação Estrela d’Afecto, que tem como objectivo apoiar pessoas cujos familiares se encontram a responder em processos judiciais no estrangeiro, já foi colocada na internet, com os NIB das contas bancárias para ajudar a família de Renato Seabra, mas os responsáveis afirmam que ainda não têm as autorizações necessárias, nomeadamente que permitam a divulgação daqueles números. "A página não era para ser lançada porque ainda não temos a autorização do Ministério da Administração Interna, mas foi colocada na rede. As pessoas foram divulgando os números da conta entre si, mas oficialmente a associação ainda não apresentou as suas ideias e os seus conteúdos. Não estamos a divulgar esses números de conta", referiu ontem ao CM Diogo Silva, presidente da associação.

ÚLTIMA HOMENAGEM A CASTRO E DEPOSIÇAÕ DAS CINZAS

Os amigos e familiares de Carlos Castro estão a organizar a última homenagem ao cronista social, que se realizará no próximo sábado, na Igreja Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, pelas 11h30. Após a missa, o resto das cinzas de Carlos Castro será depositado no cemitério de Oeiras, no mesmo sítio onde repousa o corpo da sua mãe. Uma parte das cinzas foram depositadas no respiradouro do metro de Nova Iorque, no dia 15 de Janeiro. Foram espalhadas na Times Square, em plena Broadway, como era vontade do cronista social, uma situação que chegou a gerar alguma polémica, na medida em que nenhuma autoridade terá autorizado a cerimónia na via pública. Carlos Castro, 65 anos, foi morto e mutilado a 7 de Janeiro no Hotel InterContinental, pelo modelo Renato Seabra, 21 anos.

Por:Valério Boto, em Nova Iorque/G.S./C.F.



http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/paixao-fatal/renato-seabra-nas-maos-dos-medicos

No comments: